A Escola Estadual Rosa Bonfiglioli passou por um processo de mudanças, redesenhando o papel da instituição na vida e no desenvolvimento do jovem do século XXI. Com alterações na abordagem pedagógica, organização curricular, ampliação da permanência dos alunos na escola, gestão escolar e regime de trabalho dos educadores.

Esse modelo está centrado no Projeto de Vida dos alunos como estratégia para dar sentido, significado ao papel da escola em sua formação e em suas escolhas futuras.

Além disso, o Programa Ensino Integral (PEI) tem como princípio a concepção de educação interdimensional, que pressupõe o exercício da cidadania e protagonismo juvenil, compreendendo ações educativas sistemáticas voltadas para as quatro dimensões do ser humano: racionalidade, afetividade, corporeidade e espiritualidade.

Considerando-se que a educação integral não se resume apenas na ampliação do tempo de permanência do estudante na escola, o PEI tem a responsabilidade de garantir ao aluno um currículo que considera o sujeito em sua condição multidimensional, não apenas na sua dimensão cognitiva, mas também na compreensão de um sujeito que é corpóreo, tem afetos e está inserido em um contexto de relações.